sábado, 29 de setembro de 2012

E fez-se a luz!

Hoje, 29 de setembro, se tornou um dia histórico na minha vida familiar!
Completamos exatamente um mês de Família Fly! RSRSRS
Pode parecer bobeira, mas de verdade, mudou nossas vidas! E resolvi, depois de um mês, compartilhar algumas dicas bem úteis e práticas, que podem ser aplicadas em qualquer lar!
Bem, comecei com o básico. A primeira dica do grupo é deixar a pia brilhando, a da cozinha e a do banheiro. Simples e que faz uma baita diferença. Aqui lavo a louça em três momentos apenas: Café da manhã, almoço e jantar. No restante do dia, só lavo se inventar alguma coisa que junte louça, senão deixo para lavar tudo de uma vez.
Depois, estabeleci uma rotina para o período da manhã. Essa rotina é sagrada, até porque o dia transcorre mais tranquilamente se resolver essas coisinhas cedo! Eu levanto, arrumo a cama, troco a roupa, troco as meninas, arrumo a cama delas e venho tomar café e dar café para elas. Nessa sequencia! Assim, ganho um tempo enorme, caso precise fazer algo fora do planejamento como ir até a rua (já estou trocada e elas também!). Depois lavo a louça (tarefa que não demora mais de 10 minutos), reservo 15 minutos (cronometrados no timer) para guardar TUDO que está fora do lugar em seu lugar, espano o pó, passo aspirador e limpo o vaso sanitário. Pronto, a casa está limpinha e prontinha para receber visitas!
Outra super dica, faca listas de TUDO! De compras, tarefas diárias, tarefas semanais... TUDO! Pose não parecer, mas é pior um papel escrito por você te encarando na sua geladeira ou no seu painel do que alguém te cobrando alguma tarefa que você vai esquecer! No papel você anota tudo e vai riscando à medida que vai concluindo cada tarefa! Dá uma satisfação riscar as tarefas cumpridas! Eu fiz algumas listas que acompanho diariamente: faço lista de compras e só vou ao mercado com ela, lista de limpeza diária para conferir se fiz tudo o que tenho que fazer todos os dias, limpeza semanal, limpeza mensal e limpeza sazonal. Faço minhas listas no domingo e já defino uma data para executar a tarefa. É uma cobrança que funciona muito bem!
E, por fim, defini um mantra que aprendi no grupo: "Não queira arrumar, limpar e organizar tudo na sua vida de uma vez, ela não se tornou um caos de um dia para o outro!". Por isso, diariamente executo alguma tarefa mais pesada e que protelei ao máximo nos últimos tempos! Por exemplo: Limpei todos os armários e gavetas da cozinha, lavei as janelas do apartamento todo, joguei e doei muitas coisas que não tinham lugar (o que não tem lugar é entulho!)... Enfim, defini metas e as segui!
Não, não é fácil, exige força de vontade e muita dedicação! Eu aprendi a focar minha vida, foco é tudo! E, hoje, parece que tudo está fluindo! Tarefas chatas que eu odiava, acabei incorporando na minha rotina e não durmo sem elas!

É isso! Boa sorte para você que vai iniciar o mundo fly! Ele funcionou comigo, por isso acredito que irá funcionar com todos!

Beijos

Um comentário:

  1. guria, sabe q isso é o prazer da minha vida des de menina, fazer listas!!! e é bem isso, uma satisfação ir riscando ... sou suspeita pra falar pq eu sempre fui fly demais, comigo é ao contrario (como relaxar e tentar organizar menos kkk) mas entendo sua satisfação, PARABÉNS! Como diz o feng shui , bagunça na casa, bagunça na vida! viva

    ResponderExcluir

Fundadora - Mulher & Mãe - CLIQUE AQUI