terça-feira, 11 de setembro de 2012

E hoje foi dia de copinhos de tomate recheados

E, como já contei em outro post, terça é dia de aula particular de matemática com a Vovó aqui em casa. E, faz algumas aulas que a Dani tem curtido de monte! Agora ela tem se familiarizado com os números (pavor da mamãe) e isso tem ajudado muito!
Há uns quinze dias, a vovó me perguntou o que fazíamos em casa para apresentar a ela os números e, choquei quando minha resposta foi NADA! Pois é, temos números em tudo, mas para nós, adultos, tudo se tornou tão banal que não damos a esses carinhas a real importância que eles tem! Então, resolvi que incorporaria em casa alguns métodos de colocar os números na vida das meninas diariamente. Não tem sido fácil, é trabalhoso, mas como já defendi milhões de vezes aqui, não quero só ter filhos, quero ser mãe, maternar e garantir o melhor para as meninas. E, essa dedicação tem se mostrado o melhor caminho!
E, eis que para hoje, eu tinha programado que faríamos a receita dos Copinhos de Tomates Recheados com Ovos, afinal de contas, para que serve o Facebook, senão para nos mostrar coisas supimpas! Amei a receita e decidi que era bem simples pra Daniela mandar ver!
Avental vestido, lá vamos nós separar e contar os ingredientes! Vou contar em detalhes, pois acho que para quem procura métodos de trabalhar matemática em casa, é uma mão na roda!

- Comprei duas bandejinhas com quatro tomates orgânicos cada. Na receita que fizémos em casa, coloquei que precisaríamos de seis tomates e a Dani calculou quantos de cada bandeja tiraríamos (ela está aprendendo na escola e com a Vó diferentes formas de formar um mesmo número). "Vamos usar todos de uma bandeja e dois da outra mãe, os outros dois que sobram pode guardar!" #morrideorgulho
- Na receita coloquei seis fatias de queijo muzzarela, mas expliquei que como as fatias eram muito grandes teríamos que diminuir, mas que precisávamos de seis ainda assim. Sugeri cortar e ela disse: "Mãe, corta três fatias ao meio, assim fica seis menores!" #morrideorgulho Ela cortou as fatias e deixou separadinhas.
- Expliquei que precisávamos de uma colher de sopa para medir a manteiga temperada e ela correu pegar a colher e medir no nosso "medidor".
- Seis ovos separados, hora de começar!
- A Dani lavou os tomates, eu cortei as tampas, tirei os recheios (sementes), colocamos os ovos dentro, temperamos e levamos ao forno. Enquanto os ovos assavam, a Daniela copiou a receita para seu "Primeiro Caderno de Receitas". Decidimos que amanhã faremos uma macarronada com os recheios dos tomates (desperdício mínimo!).
- Tirei os tomates do forno e ela colocou as fatias de queijo sobre cada um, e depois o queijo ralado (uma colher de SOPA). Voltamos os tomates ao forno! "Nossa mãe, o cheiro está delicioso e minha barriga roncou!"
- Bem, como o papai se atrasou, tivémos que enrolar um pouco! Logo que o queijo dourou, desliguei o forno, já tinha preparado torradinhas para acompanhar e fizémos um suco natural de laranja para estreiar nossa nova jarra de vidro (ninguém merece jarra de plástico!).



 Eis que nosso almoço ficou leve, nutritivo e delicioso! Feito pelas mãozinhas mais delicadas desse mundo!
















Beijos!!!!!!

2 comentários:

Fundadora - Mulher & Mãe - CLIQUE AQUI