segunda-feira, 19 de julho de 2010

E a educação...


Minha vida toda estudei em escolas públicas. Escola municipal até a quarta séria e, da quinta ao ensino médio, escola estadual. Sim, eram escolas muito boas. A participação dos pais no cotidiano escolas era cobrado pelos professores de amas escolas. Os alunos os quais os pais não se interessavam pela vida acadêmica dos filhos, não ficavam muito tempo nas escolas, porque os alunos não se adaptavam. O primeiro era a Escola Municipal Desembargador Marçal Justen e a segunda Colégio da Polícia Militar do Paraná.
Meus amigos da rua viviam tirando sarro de mim e do meu irmão, porque éramos os únicos que não estudavam em escola particular e, sim, o conteúdo era um pouco mais fraco do que o deles. Enfrentamos muitos momentos de "zoação" quando voltávamos do colégio fardados, com boina e sapato preto muito bem engraxado. Nossos amigos nem usavam mais uniforme.
Nunca nos incomodamos, para nós era natural usar meias brancas com o uniforme de educação física e usar rabo de cavalo com prendedor branco. Crescemos assim! Meus pais conheciam os pais da escola e eram muito participativos na nossa vida. Tomavam os pontos nas vésperas de provas, olhavam nossos cadernos (quando cheguei na idade de escrever bilhetinho, meu pai numerava as páginas do meu caderno para ter certeza que eu não arrancava páginas para isso!), conferiam lápis ou lapiseiras, borrachas (aff, borracha riscada ou estojo sem borracha era briga na certa)... Meus pais eram muito rígidos, mas isso para nós era normal! Achávamos estranho ver nossos amigos irem pra escola com cadernos na mão e um lápis ou caneta, sem uniforme, com pulseiras e penduricalhos...
Mas, mencionei isso, porque li o resultado no Enem de 2009 e fiquei chocada! As melhores escolas do país são particulares...
Isso me revolta. Educação não é dever do Estado? O que o estado está fazendo que não é capaz de oferecer educação de qualidade para nossas crianças e adolescentes? Onde nosso dinheiro está sendo colocado que não garante boa formação para os professores?
Trabalhei por seis anos como professora de ci6encias e biologia para em escolas do Estado e desisti. Larguei os Bets quando recebi uma carta do Governo do Estado impondo que todos os alunos com média igual ou superior a 4,0 deveriam ser aprovados pelo conselho de classe. Traduzindo: TODO O TRABALHO DO ANO JOGADO NO LIXO! Foi o que senti. Parecia que tudo que eu tinha feito ao longo do ano letivo não tinha significado nenhum, afinal, alunos que mal compareciam à aula seriam aprovados. E nunca mais dei aulas. É triste ver que um país do tamanho do nosso priorize informações como "Caso Bruno" e deixe de lado a Educação. porque é fato, nossos alunos sabem tudo que está acontecendo com o Goleiro do Flamengo, mas não tem a menor idéia do que acontece dentro de sua própria escola. E, a culpa não é deles. Eles simplesmente aprenderam que a vida é assim, e caem, como a maioria da população, no conformismo.
O negócio é trabalhar em casa, com nossos filhos, para garantir nossa gotinha no oceano! Pago escola porque não confio a educação da minha filha ao governo, mas não basta pagar a escola, temos que nos mobilizar em casa para que nossos filhos tenham consciência de que só nós podemos fazer a diferença!


Um comentário:

  1. É, Lu... esse resultado é realmente MTO decepcionante... O Governo devia dar uma reviravolta nesse ensino: além do que já se estuda hoje, ainda devia ter educação no trânsito (inclusive para as crianças enqto pedestres), educação ambiental e um monte de outras coisas! Mas não... outras coisas são prioridade... ouvi dizer (acho q na faculdade) que o governo quer é gente burra pra não ter 'problemas' no futuro, pq pessoas inteligentes fazem isso: contestam! Se mtas pessoas fizerem isso, o governo vai ter q se virar e não é interesse dele. Enfim, depois de ver isso tudo, a conclusão é q é isso msm, né?

    Eu sou exigente com Sofia: estojo de escola é da escola! Mas ainda assim algumas vezes escapa pq não to com ela o tempo todo... preciso ser um pouco mais exigente pra não acontecer demais. Uma hora ela aprende!
    Qto à escola, fiz diferente de vc: coloquei em escola municipal pq a particular estava deixando a desejar... Mas me preocupo com o ano q vem, 1ª série... espero q continue com a msm qualidade, já q a escola é outra...
    Um beijo!

    ResponderExcluir