sábado, 24 de dezembro de 2011

"Mãe, né que o Menino Jesus mora no céu?"

"Hummmmmm, não filhinha!"
Juro, essas perguntas que remetem a símbolos religiosos me dão mais arrepios do que os "De onde eu vim?", "Como papai me colocou na sua barriga?"...
E não é porque eu não saiba o que responder, mas é porque dentro de nosso Estado laico, ainda é impossível você ter a liberdade de educar um filho sem os preceitos religiosos da massa.
Quando a pergunta surgiu eu respondi de cara que não, o Menino Jesus não mora no céu! Ela me olhou com um olhar de interrogação, como se dissesse "Ué, mas minha vó, meus amiguinhos, minha profe, ou quem quer que seja me disse isso!"... Complicado não é?
E então, expliquei que a história do Menino Jesus é uma história de um livro chamado Bíblia, que as pessoas contam para simbolizar o Natal. Assim como as histórias que lemos antes de dormir ou no meio do dia. E que qualquer dia eu mostrava o livro na casa do Vô pois é ilustrado e ela entenderia melhor.
Ok, ela virou e foi brincar. Para ela bastou essa explicação.
Mas um dia, ainda explicarei que o Natal é ma festa de origem pagã, quando era comemorado o solstício de inverno, e tinha o nome de Natal por ser o "nascimento do Sol", entre outras lendas de muitas outras civilizações antes de se tornar uma festa cristã. Os cristãos aproveitaram a data para converter os pagãos que estavam sob o domínio do Império Romano, fazendo assim do dia 25 de dezembro o nascimento de Jesus somente 300 anos depois de Cristo. Ou seja... Os símbolos natalinos também têm origem pré-cristã.  Para os Ortodoxos, o Natal é dia 6 de janeiro (como assim?...)
Então, tudo bem se eu, ao invés de desejar  Feliz Natal, eu desejar Boas Festas... Afinal, vamos celebrar o Sol!

Boas Festas a todos!!!!!

4 comentários:

  1. Olha eu sinceramente tenho um puta medo de quando a Beatriz começar a fazer esse tipo de pergunta.
    Então mesmo ela não entendendo tanto agora, eu sempre falo por exemplo do natal, como sendo uma data para a gente reunir toda a família e só.
    Eu não sou cristã, eu não acredito na biblía, e sinceramente não pretendo ensianr isso para a Beatriz. Quero que ela descubra por si só, claro conosco a guiando seja pelo caminho que for, mas na idade que ela compreenda. Não por esse pensamento em massa.


    Enfim!
    Boas Festas!


    Beijos

    http://parabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lu, amei o texto. Vc deu uma explicação suscinta à Dani, mas q deu pra ela entender direitinho, tenho certeza. E, viva o sol, né? kkkk. Bjs, minha amiga.

    ResponderExcluir
  3. Lu, otimo texto. Eu so fiquei sabendo que o natal era uma festa paga depois que me desconverti. Confesso que aqui na Inglaterra eh muito mais facil criar seus filhos sem religiao do que no Brasil. Propaganda de natal aqui nao remete ao cristianismo, e as pessoas no geral sao mais sensatas. Boas festas pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. Lu passei para te desejar um Feliz Natal, mas acho que e' melhor desejar so Boas Festas mesmo.
    E um maravilhoso 2012, que ele venha recheado de saude, paz, alegrias e sucesso para voce e sua familia.
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir

Fundadora - Mulher & Mãe - CLIQUE AQUI